o que fazer para voltar a sentir cheiro

Pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, descobriram de que maneira o olfato de uma pessoa volta ao normal após um episódio de resfriado ou de crise alérgica, que entopem as narinas por um determinado período. Segundo os especialistas, durante esse tempo, há um aumento da atividade do cérebro em regiões responsáveis pela capacidade de sentir odores, garantindo que o sentido não seja prejudicado e volte a funcionar como anteriormente. Essas conclusões fazem parte de um estudo publicado nesta segunda-feira no periódico Nature Neuroscience.

remedio natural para nariz entupido

Os autores do trabalho selecionaram 14 participantes que, durante uma semana, tiveram suas narinas bloqueadas ao longo do dia. À noite, eles dormiam normalmente, mas em um quarto especial de hospital que continha poucos odores. Segundo o estudo, quando privados de sentir cheiros, os indivíduos apresentaram rapidamente um aumento da atividade cerebral relacionada ao olfato capaz de compensar a interrupção do sentido. “Essa mudança, portanto, é essencial para manter nossa capacidade de sentir os cheiros”, diz o coordenador da pesquisa, Wu Keng Nei.

O autor explica que a atividade do cérebro volta ao normal assim que a respiração é restaurada, mostrando que os danos ao olfato podem ser revertidos rapidamente. Os pesquisadores acreditam, no entanto, que quando condições como infecções respiratórias se tornam crônicas, os prejuízos ao olfato podem ser mais duradouros e graves, e que mais pesquisas devem ser feitas nessa área para entender como o cérebro reage a esses problemas quando eles persistem por mais tempo.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Comments on “o que fazer para voltar a sentir cheiro”

Leave a Reply

Gravatar